Monitoramento de Fontes de Água Mineral

Telemetria, automação de poços profundos e monitoramento de fontes de água mineral 100% de acordo com a legislação e portaria 374 do DNPM.

Sensores telemétricos para monitoramento dos níveis estáticos e dinâmicos de água, condutividade e vazão, medição de temperatura e da bomba.

O monitoramento realizado pela Pase Hidrometria atende plenamente a legislação brasileira, inclusive a Portaria 374 do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). 

São utilizados sensores telemétricos para monitoramento dos níveis estático e dinâmico, da condutividade e da vazão; sensores para medição de temperatura da água e da bomba; além de datalogger configurável para lógica de controle da bomba.

Todos os dados são coletados em tempo real via rádio, GPRS, satélite ou fibra óptica, podendo ser visualizados em seu celular, pelo aplicativo Hidromobile. Acompanhe de forma remota os alarmes via SMS, com o Hidroweb, nosso software on-line para gestão de recursos hídricos ou com resumo via e-mail. 

Caso a telemetria não seja possível, os dados poderão ser coletados manualmente no próprio equipamento.

Todos os materiais, acessórios, quadros de comando e padrões de montagem estão de acordo com a Portaria 374 do DNPM, além de também fornecer filtros microbiológicos e completa assessoria para montagem do cavalete da fonte.

Toda a instrumentação a ser implantada no poço artesiano é confeccionada em aço inox 316L, conferindo os mais altos padrões em termos de durabilidade e qualidade, possibilitando a execução de CIP sem a remoção dos equipamentos.

Precisa atender à Portaria 374 do DNPM?

A Portaria 374 do DNPM, publicada em 1º de outubro de 2009, aprova a Norma Técnica que dispõe sobre as especificações técnicas para o aproveitamento de água mineral, termal, gasosa, potável de mesa, destinadas ao envase ou como ingrediente para preparo de bebidas em geral.

 

Segue abaixo o Item 4.3.2 do documento, que trata especificamente sobre as Especificações Técnicas para o Aproveitamento das Águas Minerais e Potáveis de Mesa:

“O poço deverá possuir também um sensor de temperatura da água e espaço anular em torno da bomba superior a 1² (uma polegada), bem como sensores telemétricos para monitoramento dos níveis estático e dinâmico, da condutividade e da vazão”.

A importância do sensor de condutividade (condutivímetro) nos monitoramento de fontes de água mineral

O sensor de condutividade na verdade é um sensor de resistência elétrica, com dois pequenos eletrodos. Ele analisa a quantidade de energia elétrica que consegue se movimentar de um eletrodo ao outro através da água, medindo sua resistência elétrica. 

Com a resistência elétrica medida, através de cálculos matemáticos, ele identifica a condutividade elétrica da água.

A condutividade de um líquido indica a quantidade de minerais em suspensão naquele líquido. Quanto mais minerais condutores presentes, maior a condutividade da água e vice-versa. Poços de fonte de água mineral geralmente apresentam valores de condutividade muito baixos, indicando uma água muito pura. 

Uma alteração repentina deste valor pode indicar uma contaminação da fonte e deve ser investigada rapidamente.

Como a condutividade de um material depende diretamente de sua temperatura, o sensor de condutividade para ter boa precisão, deve operar com compensação de temperatura. Isso quer dizer que o valor informado pelo sensor deve ser sempre a condutividade da água em uma mesma temperatura, mesmo que a água medida esteja em uma temperatura diferente.

Em fontes de água mineral, a condutividade normalmente é medida com compensação para a temperatura de 25º C. Por isso, todo sensor de condutividade deve ter um sensor de temperatura interno, ou ter seu valor posteriormente corrigido com um equipamento que também tenha a leitura da temperatura da água.

Consultores na área de hidrogeologia, software e automação industrial. A Pase tem uma equipe qualificada para entregar projetos completos, que geram facilidade, economia e segurança para os clientes.

 A PASE Hidrometria também é diretamente filiada ao CREA-PR, estando legalmente habilitada para emissão de ART de seus projetos.

Gestão de Recursos Hídricos

Consultores na área de hidrogeologia, software e automação industrial. A Pase tem uma equipe qualificada para entregar projetos completos, que geram facilidade, economia e segurança para os clientes.