Muitas são as dúvidas que surgem quando se fala em nível estático e nível dinâmico de poços tubulares profundos ou popularmente conhecidos como poços artesianos.
O nível da água no interior de um poço é a distância entre a base do poço, altura do tubo de boca. Ou seja, do revestimento que se estende acima do solo entre 0,3 a 1,0 metro comumente, e onde está a água dentro do poço.
Como se pode ver na imagem abaixo, o nível de água pode ser medido utilizando um sensor sonoro. Esse chamado de fita de nível ou sensor de nível, alguns também chamam de régua de nível. Esse dispositivo se trata de um cabo milimetrado com um sensor tipo eletrodo em sua ponta. Onde esse quando em contato com a água fecha o contato emitindo um sinal sonoro. E daí portanto o nome “piu” também utilizado por alguns usuários.
Nível estático e nível dinâmico em poços artesianos
No momento desse sinal sonoro, o técnico realiza a anotação do valor do nível visualizado no instrumento de medição. Ainda, há opção em realizar essa medição com um transdutor de nível hidrostático. Ou também chamada de ‘sonda de nível’. A sonda de nível é um dispositivo eletrônico que transmite um sinal elétrico analógico proporcional a coluna de água sobre ele ou digital em protocolo de rede industrial.
O nível estático e nível dinâmico são conceitos utilizados para determinar os níveis do poço quando esse se encontra em repouso ou em operação.
N.E. Nível Estático
O nível estático é o nível do poço parado, quando o mesmo se encontra em repouso. Inicialmente logo após a perfuração de um novo poço, temos como nível estático inicial a primeira leitura realizada. Onde essa leitura é registrada para fins de avaliação posteriormente ao início da operação. Portanto para conseguir se avaliar como está a capacidade de recuperação do poço após o bombeio.
Podemos olhar o poço artesiano como um reservatório subterrâneo, porém o conceito de medição do nível dele é o inverso ao nível de um reservatório, onde com o poço desligado temos o máximo nível estático, que é o ponto onde a água irá ficar o mais próxima da superfície. Assim, quando o poço entra em operação, o nível irá rebaixando, se aproximando da bomba, até o momento em que atingir o ponto de equilíbrio.
N.D. Nível Dinâmico
Portanto, o nível dinâmico se trata do maior nível atingido com o poço em funcionamento. Ou seja, quando o nível mais se aproxima da bomba, ficando o mais distante do tubo de boca. Esse nível pode ser diferente diariamente, de acordo com o tempo de bombeamento, por exemplo, se o poço operar por 01:00 (Uma hora) diariamente, o nível dinâmico será diferente ao de operar 20:00 (Vinte horas), pois o rebaixamento será mais acentuado, mesmo que haja um ponto de equilíbrio, porque se faz necessário manter sempre o tempo de repouso diário, visando com que o poço fique em descanso buscando regenerar os níveis em seu interior.