Gestão de Poço Artesiano

A importância dos processos

A importância dos processos no atual panorama empresarial, é desafiador encontrar uma forma adequada para pensar e abranger a complexidade dos processos das atividades em determinadas organizações. Um exemplo concreto é um grupo econômico que engloba desde a fabricação de software e pesquisa de hardware até a execução de obras civis e eletromecânicas. Ou seja, passando pela hidrogeologia, perfuração de poços profundos e gestão de recursos hídricos

O DNA do trabalho da Pase Hidrometria está a inovação. Temos como característica fazer o diferente, otimizar e simplificar processos, primando pela qualidade acima de tudo. Para alcançar nossos objetivos, integramos todas as atividades relacionadas ao nosso produto final. Ou seja, focamos em soluções para gerenciamento, abastecimento e monitoramento de água.

Portanto, compreendemos, com o passar do tempo, que apenas conseguiríamos assegurar toda a inovação que enraíza nossa cultura com a qualidade que prezamos criando processos detalhados, claros e transparentes dentro de toda organização.

Gestão da Qualidade em Recursos Hídricos

As boas práticas e a gestão de qualidade são muito diferentes quando se trata de equipes de programadores e equipes de perfuração. Os programadores trabalham em escritórios ou em casa, usando seus computadores para realizar tarefas que exigem concentração e raciocínio. Já as equipes de perfuração de poços são itinerantes e lidam com máquinas grandes, realizando obras pesadas de engenharia com precisão. Portanto, são elas que enfrentam desafios difíceis devido ao desconhecido que está abaixo da superfície, a centenas de metros de profundidade.

Apesar das diferenças, essas equipes têm algo em comum. Elas precisam de boas práticas, conhecimento técnico, metodologias de trabalho. E também ferramentas de gestão de atividades e gestão de pessoas. Mas acima de tudo, garantir a qualidade do produto final, a gestão de recursos hídricos.

Leia mais sobre o assunto em: Gestão de recursos hídricos: saiba como aplicar na sua empresa ou indústria

Como conduzir todos esses meandros de forma que seja possível a excelência operacional? 

A resposta é: a importância dos processos!

Na Pase Hidrometria, ao longo do tempo, implementamos várias ferramentas organizacionais e metodologias ágeis para padronizar nosso trabalho e fortalecer a cultura da empresa. Desde a criação de procedimentos para programação até a manutenção de equipamentos pesados. Assim buscamos ter documentos de referência que orientem como cada tarefa deve ser realizada, inclusive no monitoramento de água e na gestão de recursos hídricos. Essa abordagem ajuda a preservar o conhecimento acumulado ao longo do tempo. Portanto, evitando perdas devido à rotatividade de funcionários, mudanças de funções ou à necessidade de crescimento em

Além de criar processos, é importante manter e otimizá-los constantemente, visando promover melhorias contínuas. Muitas vezes, a maneira como as coisas sempre foram feitas pode não estar correta. Assim sendo, nesses casos, novos especialistas na área podem trazer melhorias que aumentam a qualidade. Além de que muitas vezes, também aprimoram a eficiência operacional.

Portanto, mapear as dificuldades, falhas e quaisquer outros eventos que gerem desgaste operacional é crucial para nortear os caminhos a serem tomados. Visualizamos diariamente ações que não concordamos, cabe, então, discuti-las para melhorá-las. Certamente avaliando qual documento original define como essas ações devem ser realizadas. São muitos os questionamentos que surgem, é fundamental agir com bom senso e refletir sobre essas situações.

Importância de criar processos

Ter processos não significa criar burocracia; na verdade, muitas vezes é o oposto. Os processos têm como objetivo simplificar o que é complexo, facilitando o dia a dia de todos na empresa. Dado o grande número de atividades e perfis diferentes de pessoas na empresa, é difícil expor todos os desafios enfrentados, pois diariamente surgem inúmeras oportunidades a serem exploradas. Portanto, precisamos fortalecer essa cultura ao consolidar nossos processos, compartilhando o conhecimento adquirido com todos os novos funcionários. 

Além disso, é crucial avaliar criticamente o dia a dia e implementar ações constantes para facilitar a vida de todos os envolvidos. Assim sendo, reduzindo surpresas desagradáveis, retrabalho e serviços que não atendam às expectativas iniciais em nossos negócios.