Automação e Telemetria de poços artesianos
Produtos desenvolvidos especificamente para gestão, telemetria e automação de poços artesianos e poços tubulares profundos.
Tenha todos os dados na palma da mão e garanta uma operação robusta e confiável.
Reduza tempos de parada, aumente a disponibilidade e tenha sustentabilidade operacional nos poços artesianos.
Aplicar soluções para a automação de gestão de recursos hídricos é adicionar inteligência ao seu negócio. Evite falhas e desperdícios.
Produtos com tecnologia nacional para monitoramento de poços, automação e a telemetria. Soluções customizadas para garantir a melhor eficiência do processo.
A água é um recurso natural fundamental para a indústria. É o insumo mais importante para diversos segmentos. A Pase Hidrometria tem projetos e soluções completas de automação, desde a produção da água até o seu consumo.
Em todo o processo realizado pela Pase Hidrometria são utilizados equipamentos próprios e das melhores marcas do mercado, para melhor atendê-lo. Além disso, contamos com soluções turn-key aptas a serem implantadas rapidamente em campo. Isso possibilita telecomando e monitoramento de poços profundos e reservatórios mostrando inúmeras variáveis.
Uma equipe com experiência e vivência de indústria. Por que escolher a Pase Hidrometria para a automação de poços artesianos?
Garantimos a automação completa de todo o processo, assegurando maior confiabilidade e garantia na operação. Entre as funcionalidades e possibilidades da automação de poços da PASE, é possível destacar:
- Medição de nível estático e dinâmico;
- Medição de vazão instantânea e totalizada;
- Medição Individualizada;
- Registro de horímetro de funcionamento diário;
- Registro de operação em local ou automático;
- Mediçoes de correntes, tensão, potência, códigos de falha, status de alarmes, referentes à operação do motor;
- Medição de temperatura da bomba (conforme disponibilidade);
- Armazenamento de todas as variáveis em memória;
- Indicação local e telemetria;
- Medição de pressão da rede;
- Envio de comandos remotamente para partida e parada;
- Quadros de Comendo Padronizados.
Durante a fase de projeto, iremos detalhar os equipamentos mais adequados para sua aplicação. Em geral, são utilizados:
- Sensores de nível, pressão, temperatura e condutividade;
- Medidores de vazão (ultrassônicos, eletromagnéticos, etc);
- Hidrobox para controle e automação de recursos hídricos;
Software para armazenamento, geração e relatório e controle remoto dos recursos hídricos.
Todos estes equipamentos são desenvolvidos e comercializados pela Pase Hidrometria. Para projetos com características distintas, podemos utilizar ainda equipamentos de outros fornecedores, buscando sempre oferecer a solução mais adequada aos nossos clientes.
Desta forma, em respeito a você, o processo de compra e contratação do serviço fica muito mais simples e rápido: projeto, seleção e aquisição dos equipamentos, instalação e homologação são realizados pela mesma empresa.
Além disso, também oferecemos a parte de potência do projeto com total integração ao sistema de automação, seja somente para monitoramento ou para controle remoto dos parâmetros, utilizando soft-starters e/ou inversoras.
Projeto que não demandem este tipo de equipamento podem ter seu consumo e demais parâmetros elétricos medidos com multimedidores integrados aos nossos equipamentos.
Como a automação de poços artesianos e reservatórios da Pase Hidrometria pode trazer economia para indústrias e empresas?
Um projeto de automação industrial para a gestão de recursos hídricos pode trazer economia em diversas frentes.
Garantindo o cumprimento das normas ambientais sem haver a necessidade de operação manual do sistema. Evitam-se multas ao mesmo tempo em que é reduzido o pessoal necessário para operação do sistema.
Otimizando o sistema para reduzir o número de partidas das bombas submersas. Isto traz economia de energia e, principalmente, uma maior vida útil para as bombas.
Com o controle automático de nível o sistema de automação consegue evitar que a bomba opere a seco, o que pode levar a sua queima (a bomba é refrigerada pela água que ela capta).
É possível escalonar a operação das bombas para evitar problemas de interferência (redução na vazão de um poço em decorrência da operação de outro poço próximo) – aumentando a produtividade e reduzindo a necessidade de novos poços.
Este escalonamento pode também ser feito para evitar a operação das bombas durante os horários de pico, onde o custo da energia é mais alto.
As bombas são operadas para manter os reservatórios cheios e assim manter a produção da planta durante estes horários.
Todas as automações de poços da Pase Hidrometria são feitas e tem sua execução supervisionada por engenheiros filiados ao CREA-PR.
A PASE Hidrometria também é diretamente filiada ao CREA-PR, estando legalmente habilitada para emissão de ART de seus projetos.
Além disso, contamos com consultores nas áreas de hidrogeologia, desenvolvimento de software e automação industrial, podendo assim entregar projetos completos e eficientes, com mais facilidade, economia e segurança para nossos clientes.