Teste de bombeamento

Como funciona o Teste de Bombeamento em poços?

Afinal, como funciona o teste de bombeamento em poços? Após a construção de um novo poço, realização de serviço de limpeza ou manutenção periódica, se faz necessário o teste de bombeamento.

Mas para que serve esse teste de bombeamento em poços?

O teste de bombeamento em poços serve para avaliar a capacidade produtiva de um poço. Possibilit o dimensionamento do conjunto: motobomba, tubos, cabos elétricos e painel de comando. Esse trabalho consiste na instalação de um sistema de bombeamento dimensionado em função das informações existentes, perfilagem elétrica, dados da perfuração. Ou outros que se façam disponíveis, sendo que esse sistema tenha a capacidade de explotação acima da real do poço, sendo realizado na vazão limite do poço.

Norma ABNT NBR 12.244/2006

Conforme ABNT NBR 12.244/2006, há uma planilha exponencialmente inversa com o período de amostragem das informações, que coleta sempre nível e vazão do poço. Conforme decorre a operação do sistema, o nível rebaixa, fica cada vez mais profundo. Durante esse teste se busca a máxima vazão onde ocorre a estabilização do nível em patamares acima da profundidade de instalação da bomba. Essa bomba deve estar no limite da câmara de bombeamento ou logo acima da última entrada de água, de acordo com as características construtivas do poço. Caso o nível não estabilize e vá até o crivo da bomba (local onde água é aspirada pelo conjunto motobomba), se faz necessário restringir a vazão. Assim sendo, essa restrição da vazão é feita através de um registro montado na saída do poço, a fim de se aumentar a perda de carga na tubulação, reduzindo o fluxo de água.

Ainda de acordo com a norma, se recomenda que o poço fique parado até plena recuperação do nível estático durante 24 hora. E também que a duração do teste tenha 24 horas de bombeamento, podendo ser maior esse tempo para alguns casos exclusivos. Após essas 24 horas é desligada a bomba durante 4 horas ou 90% do nível estático original, o que ocorrer primeiro, e medido o nível para arquivamento.

Após esse período, muitas vezes se realiza o teste escalonado. Isso significa que é operação do sistema com vazões variadas operando durante 1 horas, por exemplo com 25%, 50%, 75% e 100% da vazão máxima. A finalidade desse teste é avaliar a linearidade da capacidade específica do poço.

Buscando suporte para realização de um teste de bombeamento? Fale com a equipe PASE Hidro.